Trabalho Genealógico Mórmon

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, algumas vezes chamada de “Igreja Mórmon” pela mídia, são bem conhecidos por seu trabalho genealógico. Os Mórmons buscam ativamente informações sobre seus antepassados, e eles mesmos mantêm registros para passar para seus filhos. Nos templos Mórmons, os membros da Igreja realizam ordenanças, tais como o batismo pelos mortos, por seus ancestrais, fazendo com que seja possível para aqueles que faleceram aceitar ou não seguir o evangelho de Jesus Cristo.

Pesquisas Genealógicas Mórmon

Desde que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi organizada em 1830, os membros tem procurado ativamente informações sobre seus ancestrais. Uma das principais missões da Igreja é trabalhar para cumprir a seguinte escritura, que foi repetida várias vezes por um anjo ao jovem profeta Mórmon, Joseph Smith, em 1823:

“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR; E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.” (Malaquias 4:5-6).

Os Mórmons convertem seus corações a seus pais ao aprender o máximo que puderem sobre eles. Eles coletam informações importantes, tais como datas e locais importantes, nomes de membros da família e historias sobre as vidas dos seus ancestrais, compilando historias e árvores familiares para passar para os seus filhos. Devido ao compromisso de longo prazo da Igreja com as pesquisas genealógicas, seus recursos são verdadeiramente impressionante. Há um banco de dados sobre tutela da Igreja, disponível online em sites como o familysearch.org (disponível também em português), onde uma pessoa pode cadastrar o nome de um ancestral e ver se há uma compilação de resultados sobre aquela pessoa a partir de censos, registros paroquiais, registros do governo e inúmeras outras fontes. Uma biblioteca impressionante em Salt Lake City, Utah, nos Estados Unidos, contém milhões de livros e registros em microfilmes. Os especialistas em genealogia ficam a disposição nas bibliotecas da Igreja, online, e em centros de história da família Mórmon em todo o mundo. Todos, quer sejam membros ou não de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, são bem-vindos a usar os recursos da Igreja para procurar informações sobre os seus ancestrais.

Trabalho para os Mortos nos Templos Mórmons

Uma razão pela qual os Santos dos Últimos Dias (Mórmons) são tão interessados em genealogia é que eles acreditam, assim como outros Cristãos, que todo ser humana precisa receber certas ordenanças para ser salvos. Uma ordenança precisa ser realizada da maneira adequada, através da correta autoridade do sacerdócio, para que seja válida. O batismo é um exemplo de uma ordenança essencial do sacerdócio. Jesus fez com que fosse abundantemente claro que Seus seguidores deveriam ser batizados para a remissão dos seus pecados. Os primeiros Apóstolos convidaram a todos os conversos ao Cristianismo a serem batizados:

” E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (Atos 2:38).

 

Templo de Madri - Espanha

Nos templos Mórmons, os Santos dos Últimos Dias são batizados por seus ancestrais que faleceram. Estes ancestrais, então, tem a oportunidade de aceitar ou rejeitar o batismo realizado para eles por intermédio de representação. O batismo para os mortos era uma prática comum na Igreja Cristã primitiva, e é citado no novo testamento em 1 Coríntios 15:29: “Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?”. Outras ordenanças sagradas também são realizadas para os mortos nos templos Mórmons, tais como o selamento de famílias para toda a eternidade. Assim, os mormos acreditam que os ancestrais que vieram a conhecer através das pesquisas genealógicas serão parte de suas vidas para sempre.

Controvérsias Recentes

Alguns artigos novos tem focado nas práticas Mórmons de genealogia e trabalho no templo para aqueles que faleceram. Fui informado que alguns membros da Igreja violaram a política da Igreja e submeteram alguns nomes e realizaram ordenanças do templo para indivíduos falecidos que eles não tinham quaisquer tipos de relacionamento, tais como celebridades e vítimas do Holocausto. A Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias reiteraram recentemente a política há longo tempo praticada de que os Mórmons devem realizar trabalhos nos templos apenas para os seus familiares. O texto de uma carta da Primeira Presidência para os membros da Igreja foi publicada em um artigo publicado no LDS Church News, no dia 1 de março de 2012:

“Gostaríamos de reiterar as políticas declaradas pela primeira vez em 1995 concernente a submissão de nomes para as ordenanças do templo por procuração:

Nossa obrigação preeminente é de procurar e identificar nossos próprios ancestrais. Aqueles cujos nomes são submetidos para ordenanças do templo por procuração devem ter laços familiares com quem os submeteu.

Sem exceção, os membros da Igreja não devem submeter para ordenanças do templo por procuração quaisquer nomes de grupos não autorizados, tais como celebridades e vítimas do Holocausto Judeu. Se os membros o fizerem, eles poderão perder seus privilégios no New FamilySearch. Outras ações corretivas também podem ser tomadas.”

Deve-se notar que os Mórmons acreditam que cada indivíduo, morto ou vivo, tem a palavra final em qualquer ordenança realizada por eles ou em seu favor. As ordenanças do templo realizadas para parentes falecidos são apenas válidas se estes parentes as desejarem e escolher aceitá-las.

O Valor da Historia da Família para Gerações Futuras

É importante saber de onde viemos. Podemos ser fortalecidos pela fé e coragem de nossos ancestrais, ser inspirados por seus exemplos, e aprender com seus erros. Através das pesquisas genealógicas, podemos perceber que não importa quem somos, nunca estamos sozinhos. Nossas ações não afetam apensas a nós mesmos, mas gerações antes de nós e as gerações futuras. Os Mórmons sentem um laço próximo com seus ancestrais, um laço trabalhado durante anos de conhecimento dos nomes e historias de seus ancestrais. Qualquer pessoa pode usar os recursos genealógicos fornecidos pela A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fazendo seu login em um site ou visitando uma unidade local Mórmon. Você está convidado para começar as pesquisas. Estas pesquisas proverão muitas bênçãos para você e para usa família.

Recursos Adicionais:

Descubra Sua Historia da Família: Recursos Genealógicos SUD

Templos Mórmons

Crenças Mórmons sobre a Morte e as Famílias Eternas.

About leonardo

Dê a Sua Opinião

Diga o que você esta pensando...
e se você quiser escolher uma foto para aparecer no seu comentário, crie um avatar!

Copyright © 2014 Os Missionários Mórmons. Todos os direitos reservados.
Esta página web no es propiedad ni está afiliada a La Iglesia de Jesucristo de los Santos de los Últimos Días (algunas veces llamada la Iglesia Mormona o Iglesia SUD). Los puntos de vista expresados por los usuarios individuales son de responsabilidad de los mismos usuarios y no representan necesariamente la posición da Igreja. Para conhecer os sites oficiais da Igreja, acesse: LDS.org ou Mormon.org.